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domingo, 19 de maio de 2013

QUAL É IDENTIDADE DA MODA BRASILEIRA?

“O ser solitário por excelência é aquele que não se reconhece entre os seus.”

capa

Entre os dias 14 e 23 de abril deste ano esteve no Brasil a curadora do Museu de Moda da Antuérpia Karen Van Goetsenhoven. Um dos motivos de sua visita foi para falar para empresários brasileiros sobre identidade de moda, com base na sua experiência como curadora do MoMu.

Sua visita levantou um tema recorrente na mídia nacional sobre qual seria, afinal de contas, a identidade da moda brasileira. Ela mesma não teve respostas para esta questão.

Vamos fazer uma análise breve do cenário atual da moda em três regiões:

belgica

Londres
Londres

Paris



Conseguiu estabelecer as similaridades? Conseguiu identificar as características de cada país? Pois então…

Em 1999, num bate-papo com internautas o estilista brasileiro Ocimar Versolato afirmou: “a globalização quebrou todas as paredes que existiam. hoje não se fala de moda regional e sim de moda mundial.”

Embora seja uma figura controversa do mundo da moda, Versolato estava certo ao afirmar isto.

Analisemos do ponto de vista que o Brasil já era um país globalizado desde o século 19 com as chegadas freqüentes de imigrantes não portugueses carregados com suas culturas características e misturando-as com a dos portugueses natos, brasileiros, índios e negros que aqui já se encontravam.

Cada uma destas etnias, eslava, alemã, holandesa seguiu em maior quantidade para uma região do país. Hoje pouco se compreende quais as características herdadas desta mistura estão presentes no nosso dia-a-dia, o quanto estão implícitas em nossas decisões em usar uma combinação vermelha e verde, ou uma simples bata branca. Não percebemos o combinado cultural criado pelo convívio com as mesmas pessoas durante gerações, nossa família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e estudo.

Quando pensamos que apesar de sermos brasileiros, temos diferenças quase astronômicas entre nós e quem que vive em outro estado, compostas por histórias tão diversas da nossa, devido a etnia, posição social, clima e costumes alimentares, como podemos falar em algo do tipo “identidade da moda brasileira”?

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